Acesso
Atualmente para estudar na UMC basta candidatar-se mediante os processos de candidatura definidos no regulamento de cada curso: 12ºano concluído ou equivalente.
Ser estudante UMC
Os estudantes UMC formam uma comunidade coesa e dinâmica, que pode ter acesso aos vários serviços e atividades realizadas pela UMC.
Garante o acesso a formações contínuas e a estágios. Cada formação e/ou estágio remete para um destinatário específico. Os pré-requisitos necessários para participar podem ser encontrados nas respectivas sínteses informativas.
Integrar o mercado de trabalho
Os estudantes UMC são afiliados à APPA (APPA Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupunctura) desde o primeiro ano e recebem com regularidade informações da mesma, como beneficiam de condições especiais em eventos e outras iniciativas. Esta ligação estreita permite aos estudantes optimizar desde logo a relação entre os estudos e o mercado de trabalho.
Acesso em regimes especiais
Maiores de 23 anos
Para os candidatos que não reúnem as condições mínimas de acesso (12º ano ou equivalente) podem candidatar-se ao acesso para maiores de 23 anos. Essa modalidade está prevista para cada curso.
Equivalências
Em caso de formação comprovada nalgumas das áreas de estudo, a UMC também pode acordar equivalências ao seu percurso formativo ou académico afim de não repetir nenhuma aprendizagem.
Trabalhadores-estudantes
Estão sempre contempladas situações especiais para trabalhadores estudantes.
Em ambas estas situações não hesite em solicitar informações junta da secretaria, pelo secretaria@umc.pt ou por telefone +351 213 555 006 | +351 963 620 584.
Alunos Estrangeiros
Em resposta à crescente procura de estudantes fora de Portugal Continental, a UMC criou em 2011 a sua vertente de Ensino à Distância e, todos os anos, a UMC ONLINE tem sido a resposta certa para dezenas de estudantes lusófonos espalhados pelo Mundo.
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Veja abaixo alguns testemunhos de estudantes internacionais que se formaram através do ENSINO À DISTÂNCIA. |
Liliana Martins Diplomada do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning |
Ingressei no CURSO DE MEDICINA CHINESA, Acupunctura e Fitoterapia no formato B-Learning, em 2013.
Vivo na Islândia e claro, procurei por alternativas B-Learning nos EUA e no Reino Unido pelo facto deste curso não existir na Islândia.
Tive a sorte deste formato aparecer nesse mesmo ano na UMC. O curso revelou-se bastante gratificante, mas exigente.
Foi necessário bastante estudo e claro, a comunicação e esclarecimento de dúvidas é um pouco mais demorada do que no ensino presencial.
No entanto, os docentes para além de terem um conhecimento invejável, sempre mostraram disponibilidade em ajudar.
Estou muito grata à UMC por ter este formato do curso, se não fosse assim, não teria iniciado este caminho fascinante onde aprendi esta nova forma de curar, de ver o mundo e a saúde.
Continuo a viver na Islândia onde para além de massoterapia, pratico agora também acupunctura e fitoterapia.
Marta Ribeiro Diplomada do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning |
Chamo-me Marta Ribeiro e sou ex-aluna do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning da UMC. Quando fiquei interessada em matricular-me num Curso de MTC optei pela UMC por já ter boas referências da Instituição mas não conhecia a opção b-learning, apenas tinha conhecimento do curso full-time e do pós-laboral. Sendo eu já trabalhadora e morando longe de Lisboa nunca coloquei a hipótese de fazer o curso full-time mas a minha ideia inicial era inscrever-me no pós-laboral. No entanto, devido a algumas alterações no meu serviço, era praticamente impossível ter fins-de-semana livres e por isso resolvi optar pelo curso b-learning.
Admito que inicialmente foi difícil para mim autodisciplinar-me a estudar quando não havia uma "obrigação" mas a verdade é que com o tempo percebi que tinha feito a melhor opção: o curso b-learning está super bem estruturado, os professores estão sempre disponíveis para responder a dúvidas (chegavam a responder de noite, poucos minutos após a pergunta ter sido feita!), tínhamos acesso a estágios opcionais todos os anos na Clínica-Escola (para além dos obrigatórios) e, tal como os colegas do pós-laboral, após obtermos o diploma podíamo-nos candidatar ao estágio hospitalar na China.
O Curso b-learning é uma excelente opção para quem se quer formar em MTC e tem poucas hipóteses de se deslocar. Exige muito estudo, trabalho e dedicação e, por isso, nem todos terminam o curso mas aqueles que persistem obtêm todo o conhecimento essencial para poder evoluir.
Hoje em dia trabalho numa Clínica e continuo a estudar. Já fiz várias formações após terminar o curso e tive contacto com colegas tanto do pós-laboral como do full-time e também com colegas de outras escolas, e em momento algum me senti inferiorizada ou com menos conhecimento que eles, muito pelo contrário! Somos muito bem orientados e acompanhados ao longo de todo o curso, os nossos alicerces após o curso são fortes e saímos tão preparados para o mundo do trabalho como os restantes colegas.
Celso Silva |
Começo por tentar responder a uma pergunta bastante frequente: É possível frequentar com sucesso o curso de Medicina Tradicional Chinesa da UMC na modalidade de b-learning? Sim. É.
Em Dezembro de 2016, após 4 anos de formação, terminei o curso de Medicina Tradicional Chinesa na UMC, na modalidade de b-learning.
O b-learning (blended learning, ou b-learning), é uma derivação do e-learning, e refere-se a um sistema de formação onde parte dos conteúdos da formação é transmitida à distância, normalmente pela internet, e inclui necessária e obrigatoriamente aulas presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado.
No mundo global em que vivemos, os moldes em que as pessoas fazem a sua formação está a evoluir, veja-se o caso da Universidade Aberta em Lisboa, com muitos anos de experiência no ensino à distância. O futuro passa pelo ensino à distância de cursos profissionais, licenciaturas, entre outras formações.
A componente online tem a enorme vantagem de ser o aluno a marcar o seu ritmo de estudo conforme a sua disponibilidade. As dúvidas são colocadas online e são respondidas até 24h depois, o que permite um acompanhamento adequado por parte dos professores da UMC.
Os conteúdos programáticos das Unidades Curriculares disponibilizados são os mesmos do curso presencial, a diferença é que são disponibilizados online.
Com bastante frequência, é dada a possibilidade de discussão on-line, em tempo real - vulgo "chat", dos mais variados temas das diferentes Unidades Curriculares do curso.
Portanto, quase que nem se nota que não é um curso presencial "tradicional". O curso de Medicina Tradicional Chinesa da UMC além da componente puramente on-line, disponibiliza aulas presenciais, aulas práticas em sala de aula e aulas práticas/estágios na Clínica-Escola. Nestes contextos é dada a componente prática do curso, naturalmente essencial para a nossa futura prática clínica. Estas aulas presenciais e práticas são fundamentais para alicerçar os conhecimentos adquiridos na modalidade on-line.
Fundamental é ainda a possibilidade que a UMC dá para realizarmos estágios na Clínica-Escola, onde nos é possível transformar a teoria em prática através do contacto directo com os pacientes, naturalmente com a devida orientação dos professores.
Passados 7 meses, após a conclusão do curso, sinto segurança na prática clínica, e claro, os pacientes agradecem.
Cláudia Albuquerque |
A minha paixão pela medicina tradicional chinesa nasceu, sensivelmente, há duas décadas. Na altura, dirigi-me a uma Clínica Pedro Choy com o intuito de tratar uma enxaqueca crónica. Durante a consulta fiquei fascinada com a forma como a anamnese foi conduzida. Nos finais do ano de 2013, tomei conhecimento da modalidade b-learning lecionada na UMC. Era a oportunidade para, finalmente, concretizar o sonho que havia sido despoletado no passado.
O facto da aprendizagem ser, na sua maioria online, representa para mim uma vantagem, pois o tempo dedicado à família (fim de semana) não é tão sacrificado.
Tendo em consideração que não dispomos de horários fixos requer um nível de exigência pessoal elevado no que concerne a autodisciplina, empenho e gestão de tempo.
As dúvidas e dificuldades sobre as matérias lecionadas foram muitas, porém o acompanhamento prestado, online, pelos professores colmata o que seria uma das nossas desvantagens em relação ao curso presencial.
A competência dos professores, a exigência do ensino, os conteúdos programáticos do curso oferecem aos alunos que frequentam este curso as ferramentas necessárias para uma prática clínica autónoma e responsável.